sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Exposições de fotografia

Na passada quarta-feira fui ver duas exposições de fotografia. A primeira teve lugar na Casa Amèrica Catalunya e chama-se Cuba Mía. São 83 fotografias captadas pelo mexicano Rodrigo Moya em 1964, aquando da revolução cubana.


A segunda encontra-se na Galeria Hartmann, tem como título Crisis, What Crisis? e consiste em trabalhos de oito artistas diferentes, que mostram a sua interpretação da crise que o mundo, neste momento, atravessa.














Ambas as exposições são de entrada gratuita. Recomendo vivamente a visita!

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Revolutionary Road (2008)


De volta às sessões no Cinema Verdi, ontem fui ver o filme Revolutionary Road. É um excelente retrato do que a normalidade, rotina e conformação podem fazer a um jovem casal, que começou por ser promissor e cheio de sonhos, mas acabou por ficar confinado ao quotidiano de um casamento, trabalho, filhos e vida na rua que dá o nome ao filme, num bairro suburbano de classe média. Quando tentam melhorar a aborrecida vida que levam e mudar-se para Paris, vêem que não é assim tão fácil seguir um sonho e ultrapassar as barreiras que a comodidade e aceitação de um determinado estilo de vida já criaram.

Este filme é também o esperado reencontro no grande ecrã de Kate Winslet e Leonardo DiCaprio, onze anos depois do Titanic. Estão ambos excelentes nos seus papéis, representando com mestria o desespero do casal e a angústia rotineira em que vivem. É, sem dúvida, um filme que aconselho verem!

Aproveito para avisar que está a ter lugar em Barcelona, desde ontem, um festival internacional de documentários, que me parece bastante interessante.

Madrid: dia 4

E chegámos ao último dia de viagem! Tínhamos de apanhar o autocarro de volta para Barcelona às 15h30, por isso a manhã foi iniciada com uma ida ao Templo de Debod:













Não era nada de especial, mas tinha uma vista agradável da cidade.










A partir de aqui já não há mais fotografias, porque a minha máquina ficou sem bateria. Depois fomos até à Plaza de España e percorremos toda a Gran Via, tendo almoçado por lá num Pans and Company e entrado em algumas lojas. Para terminar, fomos ao hostal buscar as mochilas e dirigimo-nos para a estação de autocarros. Por volta da meia-noite já estávamos de volta a Barcelona!

Para resumir, só tenho a dizer que foi uma viagem excelente e muito bem aproveitada :-) Um muito obrigada à Tânia e à Vanda pelas sugestões de sítios a visitar que nos deram, fomos a tudo o que nos sugeriram eheh.

Madrid: dia 3

O terceiro dia começou com um passeio matinal pelo bairro de Lavapiés, perto de onde estava o nosso hostal. É um bairro de emigrantes que me lembrou o Raval, em Barcelona.

























Frutas e envio de dinheiro... tudo a ver! E bem típico de Lisboa eheh.







Depois descansámos um pouco na Plaza Santa Ana:









Caminhando mais um pouco, eram vários os detalhes engraçados que se encontravam nas lojas:











Barcelona, sempre representada.





Rebajas!



A seguir fomos à Chocolateria San Gines, referenciada no guia turístico como uma das melhores da cidade e que está sempre aberta 24h.



Comemos a típica merenda espanhola: chocolate com churros!





Coimbra também aqui representada por... uma sapataria.




A seguir despedímo-nos da Isabel, que voltava nesse dia para Toulouse e eu e a Katrin fomos para a Puerta del Sol participar numa free tour ao centro da cidade. Esta é uma empresa que organiza visitas guiadas gratuitas em várias cidades europeias e, em Madrid, têm lugar todos os dias às 11h e às 15h, a partir da Puerta del Sol.







Este é o edifício do Teatro Real, onde fomos à ópera na véspera.













A meio da visita parámos num restaurante chamado 100 montaditos, onde comemos alguma coisa:






A tour só acabou perto das 20h e, como durante o passeio fomos falando com alguns dos outros participantes, combinámos mais tarde encontrarmo-nos num bar de tapas chamado El Tigre, onde, por cada bebida que se peça, vem gratuitamente um prato cheio de tapas. Fomos então eu, a Katrin, o Honda (Japão), o Tom (E.U.A.), a Josephine (Austrália), o David (Canadá) e convidámos também a Amber (uma rapariga dos E.U.A. que estava no nosso quarto no hostal). Foi mais uma noite bem passada!