sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Biblioteca Vapor Vell

Aqui em Barcelona, cada bairro tem a sua biblioteca. Ao pesquisar na internet qual seria a minha, fiquei a saber que está localizada na Plaza de Sants (ou seja, a 10 minutos de minha casa) e chama-se Vapor Vell. Fui lá uma primeira vez fazer-me sócia e foi apenas preciso preencher uma ficha com os meus dados, logo no momento deram-me o cartão e não tive de pagar nada. Posso requisitar 3 livros, 2 filmes e 8 cds durante uma semana, para além de poder utilizar as salas de estudo, computadores, espaço infantil, ler os jornais diários e participar nas actividades lá organizadas. O edifício pertencia a uma antiga fábrica têxtil e é bastante iluminado, quentinho e acolhedor agora no Inverno:






















Para além do mais, posso usar o meu cartão em qualquer biblioteca pública de Barcelona, por isso, se houver algo que queira requisitar que não está disponível na minha, os computadores indicam-nos onde está e podemos ir lá buscá-lo. É um serviço óptimo que tenho utlizado sempre que posso, para já só para ver filmes!

2 comentários:

António Pedro disse...

Talvez devesses mostrar essas fotos e relatar o que aqui descreveste à administração da BM da Casa da Cultura de Coimbra. Talvez assim acabassem com o seu pequeno ordenamento jurídico que desbobinam sempre que tens a ousadia de fazer alguma pergunta sobre o sistema e se convencessem que a catadupa de limitações que impõem não tem o mínimo cabimento (chegam ao cúmulo de não te dar 2 cds para as mãos ao mesmo tempo para ouvires na aparelhagem... da própria Fonoteca). Depois de me deparar com tantos obstáculos cada vez que queria requisitar alguma coisa perdi simplesmente a vontade de lá ir ("este não pode ser, tem bolinha verde!"). Este post acendeu em mim a vontade de viver numa cidade desenvolvida. Enfim, quem sabe para o ano...

Mariana disse...

E ainda não falei aqui da biblioteca da Faculdade, essa então ainda é mais incrível!

Mas também há que dizer que as pessoas aqui parecem ser muito mais civilizadas que em Coimbra, por isso pode haver uma liberdade maior na oferta de serviços ao público. Lembro-me que quando se começou a poder requisitar dvds na Casa da Cultura, passado um mês metade estavam danificados e confinados a "uso local", com aqueles cuidados todos de pegares apenas na caixa, depois darem-te um papelinho e teres de te dirigir a outra pessoa para ela te dar o disco. Aqui tens os dvds dentro das próprias caixas e assim expostos nas estantes ao alcance de qualquer um e estão todos em boas condições, as pessoas têm cuidado com as coisas e não as estragam ou roubam.

Mas ainda acalento a esperança de, um dia, requisitar aquele album duplo da Patti Smith que está com a bola vermelha há mais de três anos na Casa da Cultura, porque quem o requisitou nunca mais o devolveu lol!