quinta-feira, 26 de março de 2009

Faculdade ocupada

Ontem, ao ir para as aulas, deparei-me com a minha Faculdade ocupada por estudantes que protestam contra a aplicação do Processo de Bolonha:




Aqui tem havido imensos conflitos em relação aos protestos dos estudantes, inclusivé para hoje está marcada uma manifestação não autorizada n'As Ramblas, com a polícia a altertar os cidadãos para que não se aproximem dessa zona.

2 comentários:

Juliana Seidl disse...

Maaari, há vários cartazes aqui pelo Campus Mundet mas a ocupação ainda não chegou. Apenas em Direito, História e Geografia da UB e Ciências da educação da UAB, pelo que eu soube... e pelo que eu li tbm, eles não estão abertos ao debate. Suas aulas estão normais? O que vc acha disso td? =*

Mariana disse...

As minhas aulas estão normais, apesar de já andar a ver os cartazes há algum tempo, esta foi a primeira vez que, em Direito, tomaram medidas mais drásticas!

Na semana passada, numa aula de Sociologia do Direito, o Professor disse que podíamos falar um pouco do assunto e estava a ver que aquilo se transformava numa batalha campal lol, nós os Erasmus estávamos a um canto boquiabertos.

Eu não entendo bem as reivindicações deles e acho que são excessivas, o tipo de ensino que têm neste momento já está praticamente conforme Bolonha e mesmo que tenham de ser feitas reformas, acho que até podem ser bem vindas, já que o ensino deles é muito fraco e pouco exigente, comparado com os outros países europeus (falo pela minha experiência em Coimbra, onde trabalhamos e aprendemos muito mais que aqui e pelas impressões que tenho trocado com outros Erasmus de toda a Europa que dizem o mesmo dos países deles).

Acho que o problema aqui deve passar por outras revoltas e frustações que os estudantes já tinham e aproveitam agora esta "desculpa" de Bolonha para descarregar tudo! Faz-me um pouco confusão o discurso radical e extremista que os estudantes aqui têm e as medidas drásticas que tomam, é muito diferente do que costuma passar-se em Portugal eheh.