sábado, 6 de setembro de 2008

Primeiro dia

O curso que estou a fazer começou dia 4 e acaba a 10 de Setembro, então, aproveitando as viagens baratas da Ryanair, decidi comprar viagens de ida e volta para ainda estar uma semana em Coimbra antes da vinda definitiva para cá. Maravilhada pelos preços baixos, passou-me ao lado o facto de os voos nesta companhia não irem para o já meu conhecido aeroporto El Prat, mas sim para o aeroporto de Girona, uma cidade que fica a 1h de distância. Então, depois de lá chegar dia 3 às 23h, ainda tive de apanhar um autocarro até à Estação do Norte e depois um táxi até minha casa. às 2h da manhã finalmente pude deitar-me e descansar até ao dia seguinte, pois as aulas começavam às 9h.

Assim, fui para a faculdade de metro (tenho a sorte de ter uma paragem a 1 minuto da porta de casa e demoro cerca de 20 minutos a chegar ao meu destino, a paragem Maria Cristina) e comecei o dia a ouvir uma palestra na Aula Magna, destinada aos alunos que agora ingressam o primeiro ano e aos estudantes Erasmus. Depois, puseram-nos só a nós, estudantes estrangeiros, numa sala separada onde nos apresentámos e ficámos a conhecer quem vão ser os nossos colegas dos próximos dias. Há gente de todos os lados da Europa: França, Bélgica, Alemanha (estes estão em maioria), Itália, Suécia, Dinamarca, Polónia e Grécia. Eu sou a única portuguesa, embora haja também um rapaz brasileiro que estuda em Lisboa. De seguida, tivémos uma aula sobre a História de Espanha no século XX, com um professor bastante simpático, que também nos foi dando dicas sobre sítios a visitar.

No final, tirei uma senha na secretaria para poder fazer a matrícula e, como faltavam ainda quase 100 números para a minha vez, fui procurar as cantinas para almoçar. Mas aquilo que me parecia ser isso era na verdade um espaço onde os estudantes podem aquecer a comida que trazem de casa. Assim, tive ir ao bar da faculdade comer alguma coisa, mas a partir de agora vou tentar sempre vir a casa almoçar, ou levar algo, pois é chato não haver cantinas perto e no bar é tudo muito caro. Depois fui para a biblioteca da faculdade, que tem 2 andares e é maior que a Biblioteca Municipal de Coimbra, onde utilizei um dos computadores para aceder à internet, enquanto fazia horas para que chegasse a minha vez nas matrículas. Quando finalmente chegou e fui atendida, dizendo que era estudante Erasmus, todos os funcionários se riram e uma senhora explicou-me que poderia ter ido para uma fila onde não estava ninguém e ser logo atendida! Ainda por cima, tinha que ter duas fotografias tipo-passe, por isso, ficou combinado que voltava no dia seguinte com isso e a chamava para ser logo atendida. Fui então para o metro onde, numa máquina, tirei as tais fotografias e depois, finalmente, regressei a casa.


A tarde foi passada a arrumar o meu novo quarto, pôr tudo no sítio e comprar coisas que faziam falta. Para o jantar, fiz a minha primeira sopa sozinha e depois fui dormir.

Sem comentários: