terça-feira, 16 de dezembro de 2008

We Feed the World (2005)

Este e o próximo post dizem respeito a filmes que vi no cinema há mais de um mês, mas que me fui esquecendo de referir aqui!


We Feed the World é um documentário realizado por um austríaco, mas filmado em diversos países (tais como França, Brasil e Alemanha) e fala-nos da escassez na abundância. Acompanha o processo de produção de diversos produtos alimentares, fazendo-nos perceber o quão alterados estes já chegam aos consumidores, assim como a deterioração (ambiental e não só) que muitos países menos desenvolvidos sofrem para serem exportadores desses mesmos produtos para os países mais ricos. Um dos momentos mais marcantes do filme é a visita a um aviário e o consequente acompanhamento do processo por que passa um frango até aparecer numa embalagem no supermercado, pronto a ser consumido por nós. É o tipo de filme que nos faz saír da sala de cinema com um nó num estômago e com a convicção de que vamos querer passar fome até ao fim das nossas vidas, já que parece que toda a comida que é posta à nossa disposição parece estar "contaminada".
Resumindo: é um documentário bastante interessante e efectivo a passar a mensagem que nos quer transmitir, mostrando como funciona o processamento da comida a nível mundial e o porquê de, com as potencialidades que o Homem tem ao seu dispôr hoje em dia, ainda existe quem morra à fome.

2 comentários:

super vanda disse...

se tu soubesses o que se passa nos aviários em portugal...fiquei enojada com vontade de deixar de comer frango. mas eu gosto tanto de frango! :P

Anónimo disse...

Quero ver! :D