terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Bye Bye Belgium (2006)


Mais um documentário, tendo este sido um verdadeiro desafio de ver, pois era falado em francês com legendas em catalão. Estava integrado num festival de documentários do Cinema Verdi e foi transmitido à mesma hora apenas nalguns cinemas de algumas cidades espanholas. Uma senhora fez uma pequena introdução sobre o que íamos ver e logo se seguiu a projecção do filme. A sala estava cheia de espanhóis, eu e a Katrin (a minha amiga belga) parecíamos ser as únicas estrangeiras.
O filme consiste numa falsa emissão de um telejornal de uma conhecida estação televisiva belga, em que o jornalista reporta que o Parlamento flamengo declarou a independência, os Reis abandonaram o país e irá haver uma divisão entre a parte francesa e a parte flamenga da Bélgica. Ao longo do filme seguimos entrevistas do dito jornalista a diferentes personalidades do cinema, desporto, cultura, política, etc a serem informados no momento da crise que se passa no país e a darem a sua opinião sobre uma Bélgica dividida. São analisadas depois várias situações hipotéticas que tal divisão poderá causar, como por exemplo a necessidade de se pararem os combóios assim que chegam à fronteira flamenga e pedir aos passageiros para serem sujeitos a um controle de passaportes.
O filme causou muita polémica quando estreou na televisão belga, após ter sido preparado em segredo durante dois anos, pois muitos espectadores pensaram que se tratava da transmissão de um verdadeiro telejornal e ficaram preocupados. Vários líderes políticos (belgas e de países vizinhos) criticaram o documentário por alarmar a população sem razão.
É um filme bastante original e que explora com sentido de humor a questão das rivalidades entre "as duas Bélgicas" e que pareceu ser bastante do agrado do público catalão, certamente pelas referências que ao longo do filme foram feitas à Catalunha, com a intervenção de uma ou duas personalidades de lá a mostrarem o seu apoio pela parte flamenga, apresentando o desejo de que semelhante independência fosse conseguida também pela Catalunha.

Sem comentários: